Páginas

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

A origem do sistema financeiro, os juros e os lucros.

...Agora surge uma consideração importante: nem sempre aquele que tem um bom projeto de investimento dispõe da poupança para viabilizá-lo. Neste caso, poderia "alugar" a poupança de outrem que possui os recursos mas não se habilita a empreender. Aí está, de forma bastante simplificada, a origem dos juros e do sistema financeiro.


O referido aluguel de recursos financeiros constitui-se nos juros do empréstimo. Estes juros devem compensar o aplicador pela perda temporária de liquidez de sua poupança (estar com o dinheiro preso) e pelo risco de eventualmente ver frustrados os recebimentos previstos no futuro. Esta frustração dependerá, entre outros fatores, do retorno do investimento efetuado pelo tomador do empréstimo. Em conseqüência, para que o empreendimento seja viável, o retorno da atividade produtiva (renda variável pelas incertezas do negócio) tem que ser obrigatoriamente maior que o rendimento dos juros (renda fixa estabelecida contratualmente).


Através de pesquisas feitas na internet, discorram sobre o tema acima.

15 comentários:

  1. O sistema financeiro teve sua origem na vinda da Familia Real para o Brasil tem o objetivo de regular as transaçoes de credito e debito entre os orgaos superavitarios e deficiatarios. Ele faz as intermediaçoes de maneira confiavel nas transaçoes de modo que um agente deficitario consiga capital de um agente superavitario e que alem do capital tera que pagar um valor previamente estipulado pelo uso deste montante (juros) dentro de condiçoes nao abusivas.O valor gerado ao superavitario alem do capital emprestado chama-se lucro.

    ResponderExcluir
  2. Acrísio Vicente Sétimo Periodo21 de agosto de 2013 às 16:11

    POUPANÇA é a parcela da renda não consumida; é um ato de abstenção, pois um indivíduo ao poupar, estará se abstendo de consumir uma parte de sua renda, na expectativa de que, no futuro, esta renúncia do consumo presente se converta em um consumo futuro, com valor agregado, daí alguns autores afirmarem que podemos entender poupança como uma alocação de consumo no tempo.
    INVESTIMENTO, podemos dizer que se trata de um aumento do estoque de capital à Economia, e que isto pode se dar tanto em nível individual ou mesmo da sociedade. Podemos dizer também que investir, no sentido macroeconômico, é empregar recursos próprios ou de terceiros que contribuam para a formação de capital novo; não é aquele capital destinado à satisfação do consumo imediato, mas sim aquele destinado a produzir outros bens e serviços que venham ao encontro das necessidades da sociedade. É um aumento do estoque de bens produtivos.

    ResponderExcluir
  3. O Sistema Financeiro de certa forma serve para regulamentar, efetivar formalmente, a gestão das políticas monetárias onde uma de suas atividades (crédito e débito), é que se pode pegar emprestado um capital, pagar a remuneração cobrada por essa ação através de juros (valor cobrado pela utilização do capital) e com isso as instituições financeiras tem o retorno dessa mesma ação através dos lucros (valor somado ao capital inicial).

    ResponderExcluir
  4. Relação entre poupança e investimento

    Poupar e retirar parte do rendimento de circulação para uma posterior utilização, permitindo as instituições financeiras converterem essas economias em investimentos. Através de liberação de crédito as empresas utilizam o capital para investir em alternativas que possam promover o aumento efetivo da capacidade produtiva de um país.

    Um país que apresenta baixa capacidade de poupar poder ter seu crescimento limitado, em função da falta de recurso para investir.

    ResponderExcluir
  5. O juros e a obtenção de lucro são dois fatores econômicos centrais no processo de desenvolvimento capitalista, da mesma forma que o consumo do excedente pelas elites dominantes era o fenômeno econômico dinamizador das sociedades pré-capitalistas, e o desenvolvimento tecnológico tende a ser variável estratégica das sociedades tecnoburocráticas.
    No capitalismo o juros e lucro organizam-se em um processo circular de auto-reforço, no qual acumula-se capital para aumentar o volume de lucros.
    O sistema financeiro Nacional do Brasil é formado por um conjunto de instituições, aonde controlam a o juros e o lucro.

    ResponderExcluir
  6. Crizeida 7° Período - FAGV21 de agosto de 2013 às 16:17

    O primeiro Banco do Brasil foi fundado em 1808 com a vinda da família real portuguesa para o Brasil, vindo a falir em 1829. O Império não sobreviveu ao impacto do término da escravatura em 1888. Não obstante, os primeiros governos republicanos foram militares, mantendo a cultura de poder do Estado. http://www.eps.ufsc.br/disserta98/serra/cap2.htm
    Quem tem um projeto que seja viável empreender, nem sempre dispõe de dinheiro reserva(poupança) para viabilizá-lo, assim poderia emprestar da reserva (poupança) de outros que não buscam empreender e somente poupam seu dinheiro, surgindo o sistema financeiro e os juros onde os dividendos pagos pelo "empréstimo" da reserva dos outros devem compensar ao poupatário a "ausência" temporária de sua reserva e pelo eventual risco futuro da perda dos recebimentos previstos, dependendo esta do retorno a qual o outro que tomou emprestado irá pagar. Assim o retorno do empreendedor deve ter maior rendimento que os juros acordados no empréstimo. O sistema financeiro é quem faz a troca destas reserva entre os que poupam e não querem empreender e os que que não têm reserva nenhuma mas têm projeto viável para empreender, mediante valor remunerado previamente acordado, o encontro entre as muitas partes interessadas, compatibilizando as disposições e necessidades uns dos outros utilizando das reservas entre agentes superavitários e agentes deficitários como por exemplo certificados de depósitos bancários, cadernetas de poupança, fundos de renda fixa, etc.

    Crizeida de Almeida Cândido

    ResponderExcluir
  7. Anderson Junio da Fonseca Meira21 de agosto de 2013 às 16:18

    A origem do sistema financeiro nacional, ocorre na vinda da família real para o brasil, primeiro instituição financeira a ser fundado foi o banco do brasil, após 100 anos foi criado a inspetoria geral dos bancos seu objetivo era fiscalizar as instituição financeira da época. Apos a segunda gerra mundia ocorreu um grande marco para a organização financeira mundial foram criadas o FMI e o banco mundial , seguindo esse movimento o brasil criou o SUMOC que futuramente veio a ser o Banco Central do Brasil ( Bacen), ode possui a mesma função q a inspetoria geral mas mais aprofundada. Essa mudança do SUMOC para BACEN vem a ser por causa da Reforma Bancaria que além dessa mudança criou o Conselho Monetário Nacional, que tem a finalidade de estabelecer regras e decidir o caminho para que o sistema financeiro tenha o melhor desempenho possível.
    O juros e o lucro se da pela forma de como o capital e emprestado indiretamente pelo superavitários e pegado pelo deficitários.
    Sendo assim Podemos classificar como juros monetário, que consiste em sanções imposta pelo devedor pelo atraso no comprimento de uma obrigação e juros compensatórios, que tem o objetivo de remunerar a utilização concedida do capital alheiro.

    ResponderExcluir
  8. O processo de poupança dá origem a formação de capital,desde que seja utilizada em investimento.
    Poupança,é a parcela de renda que não é gasta no período em que é recebida e guardada para ser usada num momento futuro.
    Investimento,é a aplicação que se faz de um determinado capital em meios de produção visando o aumento da capacidade produtiva.
    Aplicação de algum tipo de recursos,com a expectativa de receber algum retorno futuro superior ao aplicado.

    ResponderExcluir
  9. Sistema financeiro originou com a vinda da família real portuguesa para o Brasil como um inicio para o Sistema Financeiro Nacional. Com a vinda da realeza, em 1808, nasceu o Banco do Brasil, primeira instituição financeira do país. Os Juros começou com o sistema formalizado com dois produtos baseado no grão e a prata antes de existirem a moeda os juros era cobrado com base no peso. O lucro surgiu para valorizar o produto para ter um retorno positivo de um determinado investimento.

    ResponderExcluir
  10. Em 1808, com a vinda da família real portuguesa para o Brasil teve inicio para o Sistema Financeiro Nacional,surgiu a primeira instituição financeira do país, o Banco do Brasil. O Sistema Financeiro tem como objetivo de promover a troca de recursos de poupadores para empreendedores, seja direta ou indiretamente através de sucessivas intermediações.
    Onde o sistema de intermediação financeira encarrega-se de promover, mediante determinada remuneração, o encontro de recursos de múltiplos poupadores com os de múltiplos empreendedores. Assim, o sistema financeiro viabiliza a compatibilização das necessidades de uns, aplicando se os juros (sobre o empréstimos - dinheiro) com as disponibilidades (lucro sobre dinheiro emprestado) de outros.

    ResponderExcluir
  11. A origem do Sistema Financeiro Nacional remete ao ano de 1808, com a instalação do primeiro Banco do Brasil, que executava as funções de banco central e banco comercial.Existem diversas definições para juros. Para entender melhor, vamos definir juros como sendo: lucro ou remuneração obtida através da aplicação de uma taxa de juros sobre um valor inicialmente investido. Por exemplo, quando colocamos um dinheiro na poupança, e após trinta dias o valor disponível é maior, concluímos que o valor sofreu um acréscimo devido a aplicação de uma taxa de juros.

    ResponderExcluir
  12. Karina DeOliveira 7° A - FAGV21 de agosto de 2013 às 16:39

    A origem do Sistema financeiro remete ao ano de 1808, desde então vem sofrendo várias modificações,é composto por vários órgãos que regulamenta, fiscaliza e executa as operações necessárias à circulação da moeda e crédito na economia. Os juros são obtidos através de um empréstimo por um determinado tempo/período, a SELIC é responsável por regulamentar esta taxa e o lucro é aquilo que obtenho, um retorno positivo em relação a um investimento.

    ResponderExcluir
  13. ester diane mendes jasson 7 periodo fagv21 de agosto de 2013 às 16:41

    Sob o ponto de vista do tomador, este tem a intenção de lucro ao aplicar o capital alheio. A tese da produtividade do capital diz que o lucro auferido pelo tomador deverá ser maior que o juro pago ao emprestador. Daí a melhor justificativa para que o juro não seja mais condenável, pois o dinheiro utilizado por um tomador empresário aumenta o rendimento de sua produção, gerando outros benefícios, até mesmo para o próprio emprestador.

    ResponderExcluir
  14. O Sistema Financeiro Nacional teve origem em 1808 com a vinda da família Real Portuguesa para o Brasil, nesse ano também foi criado o Banco do Brasil, certo tempo depois foram surgindo outras instituições como os banco privados e a Caixa Económica Federal.
    Os juros são praticados através de empréstimos de dinheiro podendo ser simples ou composto, o valor a mais do capital pago é a compensação para ter direito a tal valor por até o dia da liquidação.
    O lucro são vantagens ou interesses que se tiram de uma operação qualquer.

    ResponderExcluir
  15. Luciene da Costa Barbosa 7ºA Periodo FAGV21 de agosto de 2013 às 20:08

    O Sistema Financeiro originou com a família real portuguesa para o Brasil com um inicio para o Sistema. Com a vinda da realeza em 1808, nasceu o Banco do Brasil, primeira instituição financeira do pais, que tem como finalidade transferir os recursos em poder dos investidores para o setor produtivo ou de consumo, aplicando-se os juros que é um rendimento de uma aplicação financeira,
    (empréstimo de dinheiro) com o valor cobrado pelo atraso do capital, que tem um retorno que é o valor gerado que chama-se lucro.

    ResponderExcluir