Páginas

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Clearing house.

Sistema que compatibiliza as posições compradas com as vendidas, de forma a garantir o fiel cumprimento de obrigações contratuais assumidas em mercados organizados de futuro e de opções. Para tal, interpõe-se entre o comprador e o vendedor, comprando a quem vende e vendendo a quem compra. Os direitos e deveres do comprador e vendedor passam para a esfera da Câmara, que assim garante o cumprimento do contrato, independentemente de a contraparte a cumprir ou não. Esse processo apóia-se em sólido sistema de salvaguardas financeiras. Também conhecido pelo termo em língua portuguesa câmara de compensação. 

De acordo com a definição acima, pesquise e comente sobre as principais  clearing's e comente.

Retirado daqui.

16 comentários:

  1. São instituições responsáveis pelo cálculo das obrigações dos participantes do mercado para a liquidação de suas operações, por meio da troca de ativos por seus respectivos valores financeiros, podendo também ser responsáveis pela transferência dos títulos e crédito dos saldos a seus participantes.
    Representam a contraparte em todas as operações em mercados futuros (compradora perante os vendedores e vendedora perante os compradores)
    As principais clearing houses nos mercados internacionais são:
    London Clearing House LCH Clearnet: presta serviços aos mercados de petróleo à Euronext.liffe, à London Metal Exchange e a Derivatives Clearing Organization, entre outras centrais de negociação;
    The Depository Trust Company (ou Fedwire): reconhecida como a maior empresa de clearing do mundo, presta serviços aos negócios com títulos e valores mobiliários nos Estados Unidos;
    Euroclear: baseada em Bruxelas, na Bélgica, presta serviços de clearing em toda a Europa;
    Clearstream:baseada no Luxemburgo, presta serviços de clearing à Deutsche Borse de Frankfurt.

    ResponderExcluir
  2. Anderson Junioi da Fonseca2 de outubro de 2013 às 16:02

    Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia (CBLC) e responsável por guarda os investimentos feitos, portanto se acorrer de uma empresa onde você comprou um investimento e ela ir a falência seu investimento estarão protegidos em poder da CBLC, com isso o investidor não depende somente da corretora de valores

    ResponderExcluir
  3. CBLC:

    A Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia - CBLC foi criada em 1997, a partir de uma cisão do patrimônio da então Bolsa de Valores de São Paulo, como resposta às necessidades do mercado brasileiro de estabelecer uma estrutura moderna de clearing. A CBLC é uma empresa com fins lucrativos, registrada sob a forma de sociedade anônima, responsável pela custódia das ações e outros títulos privados no mercado financeiro brasileiro. Oferece serviços de alocação e liquidação para todas as operações realizadas nos ambientes de negociação da Bolsa.
    A liquidação é a última etapa do processo de compra e venda de ativos ou valores mobiliários, quando dinheiro e ativo negociado trocam de proprietário. Neste contexto a companhia atua como contraparte central (CCP), garantindo assim o pagamento de todos os negócios.

    ResponderExcluir
  4. ESTER DIANE MENDES JASSON2 de outubro de 2013 às 16:07

    Clearing Houses são as entidades privadas que atuam na compensação e liquidação das operações, nos diversos segmentos do sistema, podendo efetuar a liquidação de todas as operações financeiras no âmbito do próprio ambiente de sua contratação, seu objetivo é fortalecer no mercado financeiro.

    Tem como função garantir a finalização das operações, realizando a transferência dos valores das transações efetuadas e a redução dos riscos para os participantes do sistema. Utilizam, como instrumento, a compensação bilateral ou multilateral, operando a liquidação mediante encontro de contas.



    CETIP" Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos
    Têm características semelhantes ao SELIC, destinado à negociação de títulos privados e de alguns tipos de títulos públicos. Atualmente, a CETIP responde pela maior parte da negociação e liquidação dos títulos de emissão privada, englobando os mais diversos tipos de ativos.

    ResponderExcluir
  5. CBLC: Operações realizadas nos mercados da BM&FBOVESPA, Segmento Bovespa (à vista, derivativos, balcão organizado e renda fixa privada).
    É ainda Sistema utilizado para transferir recursos entre agentes econômicos, com o objetivo de reduzir o risco sistêmico.
    Então, a CBLC é a empresa responsável por guardar oficialmente sua posição como investidor, ou seja, se você comprou ações então ficará em seu nome em poder da CBLC. Antigamente, as ações ficavam com os investidores, são os chamados certificados de ações, que comprovavam a aquisição das mesmas.
    Se uma corretora vier a falência, o que é bem improvável que aconteça, suas ações irão ficar protegidas, pois estarão em poder da CBLC, então o investidor não depende somente da corretora de valores.

    ResponderExcluir
  6. CETIP têm características semelhantes ao SELIC, destinado à negociação de títulos privados e de alguns tipos de títulos públicos. A liquidação é defasada e processada pelo valor líquido multilateral, acontecendo às 16 horas do dia útil seguinte à negociação. Também, opera com o mecanismo de entrega contra pagamento. As operações das Bolsas de Valores e Mercadorias, operações com ações, commodities e derivativos realizadas nos pregões das bolsas são liquidadas pela CETIP. Atualmente, a CETIP responde pela maior parte da negociação e liquidação dos títulos de emissão privada, englobando os mais diversos tipos de ativos

    ResponderExcluir
  7. Luciene da Costa Barbosa2 de outubro de 2013 às 16:24

    CBLC- Responsável pelos serviços de guarda centralizada, compensação e liquidação das operações realizadas nos mercados da BM&FBOVESPA, Segmento Bovespa (à vista, derivativos, balcão organizado, renda fixa privada, etc.). Estes serviços foram desenvolvidos em uma estrutura moderna e confiável, alinhada às melhores práticas e recomendações internacionais, cujas inovações são conseqüências do compromisso da CBLC com o desenvolvimento do mercado financeiro brasileiro. É o depositário central do mercado de ações no Brasil, objetivo alcançado quando assumiu o controle da Câmara de Liquidação e Custódia.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (SELIC) - É responsável por cuidar dos títulos do governo e também pode ser considerado como um sistema eletrônico que processa o registro e a liquidação financeira das operações realizadas com esses títulos pelo seu valor bruto e em tempo real, garantindo segurança, agilidade e transparência aos negócios.
    Taxas de juros SELIC é a taxa básica utilizada como referência pela política monetária, expressa na forma anual, é a taxa média ponderada pelo volume das operações de financiamento por um dia, lastreadas em títulos públicos federais e realizadas no SELIC, na forma de operações compromissadas.

    ResponderExcluir
  10. Karina DeOliveira, 7° A - FAGV2 de outubro de 2013 às 16:33

    A Taxa Selic é também conhecida como taxa básica de juros da economia brasileira. É a menor taxa de juros da economia brasileira e serve de referência para a economia brasileira. Ela é usada nos empréstimos feitos entre os bancos e também nas aplicações feitas por estas instituições bancárias em títulos públicos federais. A Selic é definida a cada 45 dias pelo COPOM (Comitê de Política Monetária do Banco Central do Brasil).

    ResponderExcluir
  11. Crizeida de Almeida Cândido FAGV- 7º Período -20132 de outubro de 2013 às 16:35

    Tipos de riscos

    Quando você compra a ação de uma empresa, está se tornando sócio dela, ou seja, está investindo no seu crescimento e desenvolvimento. São dois os principais tipos de riscos relacionados a investimentos em ações: risco de mercado e risco de liquidez. Saiba um pouco mais sobre eles:
    Risco de mercado

    Esse tipo de risco é associado à possibilidade de desvalorização ou de valorização de um ativo (título público ou ação, por exemplo), devido às alterações políticas, econômicas, internacionais, entre outras. É a possibilidade de ocorrerem mudanças na rentabilidade do seu investimento por causa de notícias ou acontecimentos que dizem respeito direta ou indiretamente à aplicação que você escolheu.

    Isso pode ser visto nas altas e baixas da Bolsa de Valores, que ocorrem em consequência de movimentos favoráveis ou desfavoráveis do mercado.

    Exemplo: quando algumas empresas anunciam que fecharão o ano com prejuízo devido a uma recessão no país, aumenta o número de acionistas dispostos a vender suas ações. Assim como em qualquer outro mercado, se há mais gente querendo vender do que comprar, o preço cai e provavelmente esse efeito será estendido a ações de outras empresas.

    O risco de mercado é associado às oscilações dos preços dos ativos e esta oscilação, em relação a sua média, é conhecida no mercado financeiro como volatilidade.
    Risco de liquidez


    O risco de liquidez surge da dificuldade em se conseguir encontrar compradores potenciais para um determinado ativo no momento e no preço desejado. Ocorre quando um ativo está com baixo volume de negócios e apresenta grandes diferenças entre o preço que o comprador está disposto a pagar (oferta de compra) e aquele pelo qual o vendedor gostaria de vender (oferta de venda).

    Quando é necessário vender algum ativo num mercado ilíquido, tende a ser difícil conseguir realizar a venda sem sacrificar o preço do ativo transacionado.

    Exemplo: algumas ações negociadas na Bolsa de Valores apresentam baixo volume de negócio e, quando um investidor precisa vender uma grande quantidade destas ações, acaba causando uma queda no seu preço. Mas isso necessariamente não significa que essas ações serão menos valorizadas. Você pode obter um excelente ganho com um investimento de baixa liquidez, mas deve estar consciente desse risco. Neste caso, você deve estar ciente de que pode levar algum tempo para vender sua ação ao preço que lhe pareça mais justo.

    Risco Sistêmico – risco de perdas em virtude de dificuldades financeiras de uma ou mais instituições que provoquem danos substanciais a outras, ou ruptura na condução operacional de normalidade do Sistema Financeiro Nacional - SFN.

    http://www.comoinvestir.com.br/acoes/riscos/tipos-de-riscos/paginas/default.aspx

    ResponderExcluir
  12. Frederico Seppe Duque - 7° Período FAGV2 de outubro de 2013 às 16:39

    Clearing house, ou câmara de compensação, é o sistema utilizado pelas bolsas de valores para garantir o cumprimento dos compromissos de compra e venda assumidos em pregão. Falando especificamente sobre a CETIP, ela significa Central de Liquidação e Custódia de títulos privados. Seus títulos são negociados na BOVESPA e sua câmara tem atuação nacional. Fazem parte de sua câmara todos os bancos brasileiros, as corretoras e distribuidoras de valores mobiliários, fundos de investimento, seguradoras, fundos de pensão, empresas não financeiras emissoras de títulos entre outras entidades. A CETIP é regulada pelo BACEN e pela CVM. A CETIP garante atuação necessária a todo o ciclo de operações do mercado financeiro, integrando a custódia, a negociação eletrônica, o registro de negócios e a liquidação financeira para transações com títulos de renda fixa, valores mobiliários e derivativos de balcão.

    ResponderExcluir
  13. O CETIP é um tipo de clearing house, que tem funcionalidade semelhante a SELIC. Destinado à negociação de títulos privados e de alguns tipos de títulos públicos, também, opera com o mecanismo de entrega contra pagamento. As operações das Bolsas de Valores e Mercadorias, operações com ações, commodities e derivativos realizadas nos pregões das bolsas são liquidadas pela CETIP.

    Atualmente, a CETIP representa maior parte da negociação e liquidação dos títulos de emissão privada, englobando os mais diversos tipos de ativos.

    ResponderExcluir
  14. SELIC - Sistema Especial de Liquidação e de Custódia, é responsável por cuidar dos títulos do governo. Pode ser considerado como um sistema eletrônico que processa o registro e a liquidação financeira das operações realizadas com esses títulos pelo seu valor bruto e em tempo real, garantindo segurança, agilidade e transparência aos negócios.
    A taxa de juros SELIC é a taxa básica, que é utilizada como referência pela política monetária, expressa na forma anual, é a taxa média ponderada pelo volume das operações de financiamento por um dia, lastreadas em títulos públicos federais e realizadas no SELIC, na forma de operações compromissadas.

    ResponderExcluir
  15. A projeção de que a taxa de juros continue subindo e chegue a 9,50% até o fim do ano não agrada especialistas de nenhum setor, pois isso significa frear novamente o crescimento econômico brasileiro. A alta da Selic é a principal medida adotada pelo governo federal para tentar conter a inflação, que está muito próxima do teto da meta do Banco Central (6,5% ao ano). Essa continua sendo uma ação paliativa da política monetária para que a inflação fique dentro da meta, o que na prática só arrasta o problema adiante. Se a Selic sobe, o crédito fica mais escasso, prejudicando o consumo e, consequentemente, a expansão da economia brasileira.
    OTAVIA AMARO - FAGV - 7 PERIODO

    ResponderExcluir
  16. Com base nas pesquisas realizadas Clearing house é o sistema pelo qual as bolsas garantem o cumprimento dos compromissos de compra e venda assumidos em pregão. Pode ser uma estrutura interna ou externa, adjunta à bolsa. A clearing é responsável pelo registro de todas as operações realizadas, acompanhamento das posições mantidas, compensação financeira dos fluxos e liquidação dos contratos.
    Selic é Taxa referencial de juros da economia brasileira, determinada pelo COPOM (Comitê de Política Monetária) do Banco Central, que é considerada pelo mercado como o principal indicador de política monetária do governo. Criado pelo Banco Central em 1979, o Sistema Especial de Liquidação e Custódia é responsável pela custódia e pelo processamento da transferência e liquidação financeira de títulos e depósitos interfinanceiros, através do uso de equipamento eletrônico ou tele-processamento em contas abertas em nome dos participantes do Sistema. É um sistema computadorizado do Banco Central onde são registradas todas as operações de débitos e créditos feitas apenas entre bancos e demais instituições financeiras credenciadas. Seu funcionamento é parecido com o sistema de compensação de cheques só que para títulos públicos. É por meio dessas trocas que o governo consegue dinheiro emprestado dos bancos. Pelo Selic, portanto, é possível calcular a média dos juros que o governo paga aos bancos que lhe emprestam dinheiro. Essa média, que é a Taxa Over-Selic, serve de referência para o cálculo de todas as outras taxas de juros do País. Por isso ela é também chamada de taxa de juro básico.
    CETIP É Central de Custódia e Liquidação de Títulos. Empresa criada pelas instituições financeiras, em parceria com o Banco Central, onde se custodiam, registram e liquidam financeiramente as operações feitas com todos os papéis privados e os títulos estaduais e municipais através de seu sistema eletrônico. Na Cetip ficam garantidas as operações, pois quem compra tem certeza da validade do título e quem vende tem certeza de recebimento do valor. Abrange também a liquidação financeira das transações realizadas na Bolsa de São Paulo (Bovespa), Bolsa do Rio de Janeiro (BVRJ) e Bolsa de Mercadorias e de Futuros (BM&F).
    A CBLC, Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia, é responsável pela liquidação de operações de todo o mercado brasileiro de ações, respondendo pela custódia, ou guarda, de 100% dos títulos do mercado acionário brasileiro. Além disso, a empresa pode prestar este serviço para outros ativos como certificados de privatização, debêntures, certificados de investimento, certificados audiovisuais e quotas de fundos imobiliários. A CBLC foi criada como empresa independente a partir de uma reestruturação patrimonial ocorrida no início de 1998 na Bolsa de Valores de São Paulo - BOVESPA. Assim, a empresa concentra as atividades relacionadas à compensação, liquidação, custódia e controle de risco para o mercado financeiro. Fonte de pesquisa Glossário Financeiro.
    Fernanda Pereira - 7° Periodo FAGV

    ResponderExcluir