Páginas

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

A estratégia do oceano azul

A estratégia do oceano azul, um livro onde e descrita a existência de dois oceanos, um azul e outro vermelho, onde o oceano vermelho, é o ambiente de negócios onde as empresas brigam(tentando ser melhor) sempre entre si para estar na frente dos concorrentes e se esquecem de inovar de maneira a criar um diferencial competitivo tanto para a empresa quanto para os clientes, de modo que tentam de todas as maneiras e no final das contas, só conseguem se diferenciar dos concorrentes por descontos nos preços. Já o oceano azul, é justamente o inverso deste, já que as empresas que se encontram no ambiente do oceano azul, conseguiram de alguma maneira encontrar um diferencial ou mesmo criar o seu diferencial de modo a criar mais valor no seu produto para satisfazer as necessidades dos clientes(Sao os "diferentes"). Saindo do paradigma de sempre se diferenciar dos concorrentes por um menos preço. Os autores usam nas 258 páginas do livro, análise de cases de forma a demonstrar as formas que as empresas encontraram para mudar ou mesmo se manter no oceano azul, e também algo parecido com um planejamento estratégico, para adentrar no oceano azul, além de “dicas” de melhores praticas de como executar o projeto.

Vale muito a pena ler.

Autores: W. Chan Kim & Renee Mauborgne
Número de páginas: 258
Editora: Campus

Nenhum comentário:

Postar um comentário