Páginas

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Máximas de programação

Pessoal, segue uma parte da matéria direcionada as máximas de programação.

Esse material foi retirado do livro Algoritmos e estruturas de dados, Guimarães/Lajes, que temos na biblioteca.

Seguem as máximas de programação.

1-      Algoritmos devem ser feitos para serem lidos por seres humanos. Tenha em mente que seus algoritmos deverão ser lidos e entendidos por outras pessoas ( e por você mesmo) de tal forma que possam ser corrigidos, receber manutenção e ser modificados.

2-      Escreva os comentários no momento em que estiver escrevendo o algoritmo. Um algoritmo não documentado é um dos piores erros que um programador pode comenter e é sinal de amadorismo ( mesmo com 10 anos de experiência). Como o objetivo de se escrever comentários é facilitar o entendimento do algoritmo, eles devem ser tão bem concebidos como o próprio algoritmo. E a melhor maneira de se conseguir isso é escreve-lo nos momentos de maior intimidade com os detalhes, ou seja, durante a resolução do problema.

3-      Os comentários deverão acrescentar alguma coisa, não apenas para frasear os comandos. O conjunto de comandos nos diz o que esta sendo feito, os comentários deverão nos dizer o por que.

4-      Use comentários no prologo. Todo algoritmo ou procedimento devera ter comentários no seu prologo para explicar o que ele faz e fornecer instruções para o seu uso. Alguns destes comentários seriam:
a.       Uma descrição do que faz o algoritmo;
b.      Como utiliza-lo;
c.       Explicação do significado das variáveis mais importantes;
d.      Estruturas de dados;
e.      Os nomes de quaisquer métodos especiais utilizados, juntamente com referencias nas quais mais informações possam ser encontradas;
f.        Autor;
g.       Data da escrita.

5-      Utilize espaços em branco para melhorar a legibilidade. Espaços em branco, inclusive linhas em branco, são valiosíssimos para melhorar a aparência do algoritmo.

6-      Escolha nomes representativos para suas variáveis. Os nomes das variáveis deverão identificar, o melhor possível, as quantidades que elas representam.                                         Por exemplo, X <- Y + Z é muito menos que PREÇO <- CUSTO + LUCRO.

7-      Um comando por linha é suficiente. A utilização de vários comandos por linha é prejudicial por varias razoes, dentre as quais se destacam:
a.       O algoritmo dica mais ilegível;
b.      O algoritmo fica mais difícil de ser depurado.

8-      Utilize parênteses para aumentar a legibilidade e prevenir-se contra erros.

9-      Utilize identação para mostrar a estrutura logica do algoritmo. A identação não deve ser feita de forma caótica, mas segundo certos padrões estabelecidos.


10-   Lembre-se: Toda vez que for feita uma modificação no algoritmo, os comentários associados devem ser alterados, e não apenas os comandos. Antes não comentar, do que deixar um comentário errado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário